Centro de triagem da Covid-19 em Cuiabá começa a atender nesta quinta-feira (23) na Arena Pantanal

Centro de Triagem da Covid-19 começa a funcionar na Arena Pantanal, em Cuiabá — Foto: Secom/MT
O Centro de Triagem da Covid-19 de Cuiabá começará a funcionar nesta quinta-feira (23), na Arena Pantanal. O prazo foi anunciado durante coletiva, nesta segunda-feira (20), pelo governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A Arena Pantanal, estádio construído em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, será agora um centro de triagem para testagem, consultas e tratamentoprecoce de pacientes da Covid-19, conforme anunciado na última semana.

O acesso será das 7h até as 17h, com distribuição de senha a partir das 6h. Os atendimentos se estendem até às 19h, mas o acesso ao local se encerra às 17h. A previsão, segundo o governo, é de que cerca de 600 pessoas sejam atendidas por dia.

No centro de triagem serão realizados os exames de detecção do vírus, as avaliações de quadro clínico, tomografia e a entrega de medicamentos para pacientes adultos.

Após triagem e consulta individualizada, poderá haver, caso recomendado pelo profissional médico, a prescrição de uma receita para a retirada, no local, de remédios que tratam os sintomas da Covid-19. 
Centro de Triagem da Covid-19 em Cuiabá — Foto: Secom/MT 


De acordo com Mauro Mendes, o centro de triagem, ao tratar os casos já no início, vai ajudar a reduzir a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública de Saúde.
“Podemos diminuir a curva de contágio e fazer o tratamento precoce, diminuindo a necessidade de o cidadão procurar hospital e precisar de UTI", destacou.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa irá contribuir para diminuir os casos graves da doença.
"Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas procurem o centro", afirmou, ressaltando que a unidade será uma extensão do Hospital Estadual Santa Casa.

No local, haverá 20 médicos para atendimento, além de profissionais para a triagem, testagem, equipamento de tomografia e toda a estrutura necessária ao público.

Os medicamentos só serão distribuídos à população com a receita médica, que poderá ser feita na própria unidade, caso o médico prescreva.

Mato Grosso já registrou 35,6 mil casos de Covid-19 e 1,3 mil mortes pela doença, até esta segunda-feira (20).

Fonte: G1 MT
Tags
Post Navi

Postar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget